quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tecno-xaxado

Esclarecendo alguns pontos que chegam a ficar duvidosos acerca da meu bom gosto musical à pessoas que confiam no meu bom senso, vou aqui dizer o que eu penso. Sim, ultimamente andei tuitando frases de sertanejo universitário e não vejo porque esconder. Sei que pode parecer que discutir gosto musical é menos problemático que discutir política e futebol, mas não. São temas igualmentes polêmicos, com discussões infindáveis que envolve fanatismo, cegueira e até extremismos que não irei adentrar. Discussões problemáticas sim, mas não inúteis e em vão. Acredito que as mudanças no modo de pensar se dão a longo prazo, na forma de aceitação das diferenças e até mesmo no sistema de governo, qual a melhor forma de exercer a democracia. Pois bem, pra não divagar tanto, vou me deter à música - nó górdio que me impulsiona a refletir sobre isso. Eu simplesmente não tenho como afirmar que, por exemplo a música do Lenine é melhor que a do Vítor e Léo, ou que o rock é melhor que brega ou forró. Isso sem citar as comparações (essas sim inúteis) entre Renato Russo e Cazuza. Pra mim não tem música superior e música inferior. A música é uma expressão cultural, os homens produzem obras musicais que expressam determinada cultura, tudo tem valor. E sinceramente, não acho nada mais lindo que a cultura popular (do povão mesmo, não falo em nada cult), principalmente no caso brasileiro que tem uma diversidade musical tão rica. Eu que já curti até rock alemão posso aqui dizer que barreiras culturais existem sim e se não se souber lidar com isso, sempre vai existir preconceito e aversão. Quer ver, esses dias estava escutando umas músicas portuguesas que não são tão bem recebidas por nós, como a nossa música é recebida pelos portugueses.O maior choque pra mim foi ouvir as músicas dos fadistas, porque não estou habituada. E por isso vou dizer que a música brasileira é melhor que a portuguesa? Não. Dá vontade, mas não há argumentos para isso. Experimente passar um tempo lá e escutar bastante fado, irás gostar, se não for um nacionalista exarcerbado, claro.

1 comentário:

  1. Eu não acho que uma cultura seja superior que a outra. Isso que tu tá falando é questão de gosto. Como sabes, não gosto desse tal Sertanejo Universitário, o que não me impede de um dia eu gostar. Concordo contigo de que as mudanças ocorrem silenciosas. É fato. E sim, tudo tem seu valor. Eu meio que me revolto com outra coisa mais ou menos no rumo: o preconceito com os contos de fada. Eu tive que entender o que eles podiam me transmitir pra aprender a gostar.
    Quanto à música, eu tento entendê-las. Não ouço sertanejo universitário - digo por vontade própria, claro - porque não me tem muita coisa a me acrescentar; para mim, soa como um romancezinho água-com-açucar. É gosto. Gosto. E gosto não se discute.

    ResponderEliminar

Seguidores